voltar

Conservação do Mico-Leão-Preto

17 | 12 | 2019

Projetos sociais

O Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto foi a semente para a criação do IPÊ. Iniciado em 1984, os efeitos de sua criação são muito positivos para a espécie, como a mudança de categoria de ameaça e apoio a criação de Unidades de Conservação.

Cientificamente chamado de Leontopithecus chrysopygus, o Mico-Leão-Preto é uma das espécies de primatas mais raras e ameaçadas do mundo. Hoje, com os esforços do projeto Mico-Leão-Preto do IPÊ este mico é listado em uma categoria mais esperançosa.

É válido apontar que o Programa de Conservação envolve não apenas a conservação dos micos, mas também de todo o ecossistema em que eles ocorrem.

A ideia é utilizar a espécie como um símbolo ou “guarda-chuva” para a conservação de áreas florestais degradadas. O objetivo é recuperar áreas degradadas e/ou criar corredores que conectem os fragmentos de matas onde famílias de micos se encontram isoladas.

Essas ações dependem de um programa bem elaborado de educação ambiental, que transmita conhecimentos científicos de maneira acessível e sensibilize o público para a importância da conservação dos primatas.

O projeto busca então, alternativas de desenvolvimento sustentável que possam valorizar a natureza local e gerar renda onde contribui para a efetiva melhoria de vida das comunidades locais e conquista a cada dia novos aliados para a conservação.



Leia também

Conservação do Mico-Leão-Preto

17 | 12 | 2019

projetos sociais

ADOTE UMA MUDA

22 | 11 | 2019

projetos sociais