voltar

Qual a importância do urbanismo?

8 | 11 | 2020

Notícias Mampei Funada

A cidade é o lugar onde moramos, trabalhamos e nos divertimos. Cada espaço que existe numa cidade, suas praças, áreas residenciais e de comércio, vias de transporte público, entre outros, é planejado de maneira a promover um melhor equilíbrio e bem-estar entre as pessoas. Neste dia 8 de novembro, data em que comemoramos o Dia do Urbanismo, queremos ressaltar a importância do planejamento urbano como ferramenta essencial tanto para o funcionamento da cidade quanto para a nossa qualidade de vida. Confira!

Como nasceu o Dia do Urbanismo

O Dia Mundial do Urbanismo foi instituído em Buenos Aires, em 1934, por Carlos María della Paolera, um professor argentino que defendia o planejamento das cidades como uma ciência de grande importância para a vida dos seus cidadãos. Em 1949, a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) adotou esta data como forma de promover a consciência, a sustentabilidade, o crescimento e a integração entre a comunidade e o urbanismo. Paolera também foi o autor do desenho que representa a data. A imagem simboliza os três elementos naturais essenciais à vida humana: o sol (representado em amarelo), a vegetação (representada em verde) e o ar (em azul). O objetivo é mostrar a necessidade de se harmonizar o ambiente, promovendo uma maior proporção de espaços verdes.

A drawing of a cartoon character

Description automatically generated

O ambiente construído e o lugar que ocupamos nele.

Planejar uma cidade é construir estruturas e sistemas que possam atender as necessidades das pessoas que vivem dentro dela. É combinar espaços com natureza e qualidade de vida para que todos possam usufruir das melhores experiências. Entre os diversos padrões estabelecidos para o crescimento de uma cidade, podemos citar o sustentável e o econômico.

O fundamento do urbanismo

O Dia Mundial do Urbanismo é um convite à reflexão. Em texto escrito por Paolera, ele diz: “nessas colmeias humanas, que são as grandes cidades modernas, quebrou-se o equilíbrio entre a obra artificial e os elementos da vida que generosamente nos dá a Mãe Natureza. Seguindo os mais variados rumos em sua pesquisa, os urbanistas de todo o mundo chegaram à conclusão de que é necessário recuperar o ar, o sol e a vegetação nas cidades modernas. As teorias e realizações urbanísticas mais opostas concordam com o objetivo final, que é garantir a união íntima da cidade com a terra habitada, dando ampla abertura para a natureza entre as massas inertes da construção urbana." 

Mampei e o urbanismo sustentável

O planejamento urbano faz parte do dia a dia da Mampei Funada desde a sua fundação, em 2001. Seus empreendimentos são construídos com base na preservação e no desenvolvimento das regiões onde estão localizados, a fim de promover qualidade de vida aos moradores e um ecossistema sustentável. Seus projetos de loteamentos são executados em conformidade com a legislação e levando em conta todas as questões referentes ao meio ambiente e à infraestrutura necessária para habitação e acessibilidade. Viva o Dia Mundial do Urbanismo.



Leia também

Localização, localização, localização.

19 | 06 | 2020

Notícias Mampei Funada

Casa ou apartamento: qual a melhor opção?

23 | 04 | 2021

Notícias Mampei Funada

Blogs sobre arquitetura e decoração para ficar de olho

5 | 03 | 2021

Notícias Mampei Funada