Mampei Funada

voltar

O impacto dos períodos chuvosos na construção civil

14 | 03 | 2023

Notícias Mampei Funada

Na noite anterior, você planeja todo o seu dia. Na manhã seguinte chove e você precisa adaptar alguns planos. Agora imagina essa situação em uma escala muito maior, seguido por vários dias chuvosos. É isso o que acontece com o segmento da construção civil, um dos setores em que as precipitações, temporais e tempestades de vento são fatores ainda mais desafiadores durante as rotinas de obra.  Nestes períodos várias etapas importantes ficam suspensas para assegurar a qualidade do projeto e preservar a segurança dos trabalhadores.
Mesmo com planejamento, esta imprevisibilidade do tempo afeta diretamente o cronograma de uma obra e inviabiliza a realização de manutenções nas áreas externas.

Embora as chuvas tenham um papel importantíssimo, nossa região e Presidente Prudente têm sofrido com um volume superior à média histórica anual. De acordo com o relatório fornecido pela Estação Meteorológica da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, pode-se observar que o segundo semestre do ano passado choveu acima da média em comparação aos mesmos períodos dos anos anteriores; agosto foi o terceiro mais chuvoso da história e setembro choveu o dobro do esperado. O volume de chuva de 2022 foi superior à média histórica anual e os primeiros meses de 2023 também apresentaram um volume muito acima do esperado, um dos mais chuvosos desde 2010, equivalente a 50% da chuva total prevista para todo ano de 2023.

Como você notou, a frequência e a intensidade da chuva estão surpreendendo, mesmo causando transtornos nas nossas rotinas, alguns cuidados são indispensáveis para evitar acidentes e garantir a durabilidade e segurança em uma obra.



Leia também

Vantagens de comprar um lote e construir sua própria casa.

24 | 02 | 2021

Notícias Mampei Funada

O que define um empreendimento de alto padrão?

5 | 04 | 2021

Notícias Mampei Funada

Espaço delivery: uma nova tendência nos condomínios.

1 | 03 | 2021

Notícias Mampei Funada