voltar

Como criar um home office em 5 passos.

20 | 07 | 2020

Notícias Mampei Funada

A pandemia surpreendeu o mundo inteiro e fez todos nós repensarmos os nossos hábitos. A casa passou a ser o lugar mais importante e, repentinamente, o novo local de trabalho. Se, de início, tivemos que improvisar uma mesa e um computador em qualquer canto do imóvel, hoje sentimos a necessidade de criar um ambiente mais confortável, afinal, a “casa escritório” tornou-se ferramenta utilizada até agora por muitas empresas para manter a economia de pé.
Diante desta nova realidade, coube, então, aos arquitetos e decoradores surgirem com a criação de novos projetos residenciais para adaptar o home office às tendências do morar. Neste artigo, publicamos um passo a passo de como montar um home office em sua casa, levando em conta os aspectos essenciais como produtividade e saúde. Continue lendo e confira!

1º Passo – Uma boa conexão com a Internet

O home office trouxe muitos benefícios tanto para as empresas, com adiminuição de custos e mais produtividade, como para os empregados, que ganharam em qualidade de vida e mais convívio familiar. Apesar disso, muitas pessoas ainda não conseguem se organizar e fazer suas entregas diárias por falta de uma boa conexão de internet. Consulte a sua operadora, ela poderá indicar um bom plano de internet para quando precisar realizar vídeo chamadas sem travar, baixar planilhas e arquivos e subir documentos na nuvem.

2º Passo – A iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes em um projeto de home office. Tanto a iluminação insuficiente como a iluminação em excesso podem prejudicar a produtividade, a saúde ocular e causar estresse. Por esses motivos, prefira optar por um cômodo com bastante janelas e vidros para que você possa aproveitar ao máximo a luz natural e ficar mais disposto e concentrado. Na falta da luz natural, dê preferência a lâmpadas com cores mais frias, no tom branco azulado, pois as lâmpadas de cores quentes, como branco amareladas, tendem ao relaxamento, dão sono e preguiça. Luminárias suspensas são boas opções, pois deixam o ambiente mais iluminado e menos cansativo. Escolha cores neutras para o teto e para as paredes, pois isso ajuda na iluminação do ambiente.

3º Passo – O espaço sob medida

Nem todo mundo conta com um espaço amplo para criar um home office. Por isso, em relação ao tamanho do cômodo, as medidas precisam ser suficientes para acomodar uma mesa, gaveteiros e outros pertences do dia a dia. Utilizar estantes e prateleiras é uma boa alternativa para espaços menores, que podem guardar todos os documentos necessários e servir para colocar plantas, quadros e outros objetos de decoração.

4º Passo – Um lugar silencioso

Um outro ponto que deve ser levado em consideração na hora de criar um home office é o silêncio que o cômodo proporciona. Procure escolher um ambiente que esteja o mais longe possível do barulho da rua. Um lugar tranquilo e aconchegante proporciona mais qualidade de vida e produtividade.

5º Passo – A cadeira ideal

A cadeira é um dos principais itens de um home office, já que você fica horas sentado trabalhando no computador e o objetivo é evitar a má postura. Para acertar na escolha, evite cadeiras confortáveis demais. Por mais que seja gostoso trabalhar o dia todo em uma cadeira macia, ela poderá provocar problemas na coluna, prejudicando a saúde.  Ergonomicamente falando, o ideal é que a cadeira esteja a uma altura que permita que os pés fiquem firmemente apoiados no chão ou em um apoio específico para eles. 

Com esse passo a passo, esperamos que tenha ficado mais fácil saber como montar um home office. Para deixar esse novo cômodo da casa ainda mais especial, lembre-se de que uma boa decoração tem o poder de mudar todo o visual, deixando o ambiente com a sua cara e o seu jeito!



Leia também

O que você precisa saber sobre morar em condomínio

7 | 05 | 2019

Notícias Mampei Funada

Como usar o FGTS para a compra de imóvel

9 | 09 | 2020

Notícias Mampei Funada

5 dicas para aproveitar melhor o Parque do Povo

26 | 01 | 2020

Notícias Mampei Funada