voltar

Família por tempo integral, o que fazer para melhorar a rotina?

15 | 05 | 2020

Notícias Mampei Funada

A quarentena das famílias em casa, imposta pela Covid-19, está exigindo de todos um convívio maior no dia a dia. Mas o que fazer para manter crianças e adolescentes ocupados enquanto os pais trabalham home office? Listamos algumas dicas que podem tornar a rotina mais agradável, além de uma oportunidade para que os familiares redescubram um novo jeito de se relacionar e conviver.

Proteger os pequenos do noticiário

Segundo psicólogos, um ambiente familiar acolhedor é essencial para que os pequenos não se sintam ameaçados diante desta situação. O que requer, além do amor e compreensão, um certo cuidado para que eles não fiquem expostos ao noticiário sobrecarregado de informações negativas. Em vez disso, pais e filhos podem aproveitar o momento para conversar, ouvir música, dançar, inventar brincadeiras e ler histórias

Manter a bagunça organizada

As regras devem ser flexíveis, mas dentro do possível, as crianças precisam entender que não estão de férias. Manter uma rotina diária com horários determinados para dormir, se alimentar, fazer as lições da escola e descansar faz com que elas se sintam seguras e amadas.

Sem parquinho, mas com imaginação

As atividades de lazer são muito importantes para as crianças, afinal, elas precisam descarregar as energias de alguma forma. Mas na falta dos parques e das áreas comuns do condomínio, o jeito é improvisar. Jogos de tabuleiro garantem diversão para toda a família, assim como montar acampamento com cadeiras e cobertores ou mesmo montar uma corrida de obstáculos indoor com almofadas, toalhas, brinquedos, bolas, travesseiros, vale tudo nesta hora! Distribua os objetos em círculo pela sala, crie regras, premiações e penalidades e... divirtam-se nos fins de semana!

União para manter a harmonia

Pensando pelo lado bom, o principal benefício de ficar em casa é ficar perto da família. Quando marido e mulher colaboram um com o outro, dividindo responsabilidades profissionais e de casa, os ganhos são enormes em termos de saúde mental.  A união do casal forma uma barreira defensiva contra a agressão externa e evita desacordos na resolução de conflitos com as crianças.

Fazer uma limpeza nos armários

Que tal usar a quarentena para buscar atividades que há muito não tínhamos tempo de fazer como arrumar as gavetas e armários? Assim temos a oportunidade de jogar fora aquele monte de tranqueiras que fomos comprando e acumulando, deixando espaço para o novo. Peça ajuda das crianças, elas vão adorar!

Certamente, este momento está sendo bastante desafiador, mas cabe a nós adotar um novo jeito de conviver, com mais união, colaboração, respeito e laços ainda mais fortes. Vamos pensar positivamente e tirar grandes lições de tudo isso? A hora é agora!




Leia também

Imóvel na planta: oportunidade em alta.

24 | 07 | 2020

Notícias Mampei Funada

MF by Mampei Funada. O começo de uma nova história.

30 | 07 | 2021

Notícias Mampei Funada

Os segredos de viver em contato com a natureza

17 | 12 | 2021

Notícias Mampei Funada