voltar

Decoração de terraço

24 | 09 | 2021

Notícias Mampei Funada

A varanda é um espaço muito valorizado dentro de casas e apartamentos. Geralmente são ambientes que recebem bastante sol e luz natural e por isso podem ser utilizados e decorados de diversas maneiras. Nos próximos parágrafos damos algumas dicas de como tornar a varanda o lugar ideal para receber a família e os amigos, com muito conforto e bom-gosto. Confira!

Espaço de convivência.

A varanda é um cantinho muito especial feito para proporcionar momentos de interação com a família e os amigos. Você pode utilizá-lo para servir um lanche gostoso da tarde, cultivar plantas, fazer um jardim vertical ou fazer dele sua própria horta, com temperos sempre à mão para suas experiências culinárias. O tamanho da varanda nem é tão importante, seja ele grande ou pequeno, o que importa são os pequenos detalhes da decoração que fazem toda a diferença e dão um charme especial à sua residência.

Pisos.

Os pisos da varanda devem ser considerados a partir da alguns aspectos, como a facilidade de limpeza, a manutenção e a durabilidade. Pisos antiderrapantes são a melhor escolha por conta da segurança. Em dias de chuva, por exemplo, pisos lisos são escorregadios. As opções são inúmeras, podem ser pisos cerâmicos de barro cozido ou argila, por exemplo. Rústicos, lembram muito os pisos de terracota que observamos nas antigas vilas italianas, além disso, quanto mais o tempo passa, mais bonitos ficam. Os pisos de pedra natural também são bastante recomendados pela sua fácil manutenção e durabilidade. Podemos listar o mármore, granito, a ardósia, o basalto, a pedra madeira, a pedra portuguesa, o quartzito e a São Tomé, além de outras centenas de pedras. O efeito é surpreendente, simples e luxuoso ao mesmo tempo. Também há a opção do cimento, uma tendência atual que garante um ar moderno e industrial à sua varanda. Existem pisos de cimentos de diversas cores, além do cinza, e são muito fáceis de limpar. Por último, existe o piso de madeira, muito acolhedor, mas que exige certos cuidados para se manter sempre bonito.

Paredes.

A varanda deve ser o lugar mais agradável da casa, por isso, use a imaginação para criar um ambiente aconchegante e do seu jeito. Pensar no revestimento das paredes pode ser uma escolha muito interessante para criar a atmosfera desejada. A madeira acolhe, as tintas coloridas alegram, o jardim vertical dá um toque todo especial. A escolha é sua. Você pode decorar a parede também com plantas e flores bonitas, prateleiras, molduras, pôsteres, ganchos para colocar casacos, chapéus e até ferramentas antigas.

Mobiliário.

Existe uma variedade imensa de móveis e adornos para a decoração da varanda, mas o mais importante a se levar em conta é a durabilidade das peças ao ar livre. Os materiais indicados são as fibras sintéticas, o plástico, acrílico e a corda náutica. A madeira maciça, além de ser muito resistente, torna o espaço agradável e aconchegante e pode ser a sua opção para as mesas e banquinhos. Aqui, a criatividade rola solta e você pode ficar à vontade para combinar almofadas coloridas, quadros, plantas e até utensílios de cozinha.

Cobertura.

Está pensando em deixar sua varanda a céu aberto ou pretende instalar uma cobertura? Pense bem, ter um teto de proteção para o lazer ou o churrasco é sempre bem-vindo em dias de vento forte ou chuva. Mas quais os melhores tipos de cobertura? O policarbonato, o vidro e o acrílico oferecem uma excelente proteção e têm a vantagem de não impedir a entrada de luz natural. Também existem as vigas de madeira para opções de teto vazado. Por serem instaladas muito próximas umas das outras, oferecem um jogo de luz muito interessante. Sem falar nas coberturas de metais, aço inoxidável e telhas de cerâmica ou fibrocimento. Todas elas garantem proteção, modernidade e elegância à sua varanda.

Como você pode ver, a varanda é alma da casa, valoriza o patrimônio na hora de vender, e ideias não faltam para deixar o espaço do seu jeito. Gostou do conteúdo? Então não perca nossas próximas matérias com muitas inspirações de décor para sua casa ou apartamento.





Leia também

Quais as fases de uma obra?

26 | 10 | 2020

Notícias Mampei Funada

Estilo industrial é tendência, você conhece?

23 | 07 | 2021

Notícias Mampei Funada

Como serão os imóveis nos próximos anos: as tendências pós-pandemia.

28 | 08 | 2020

Notícias Mampei Funada