voltar

Árvores para cultivar dentro de casa.

21 | 09 | 2021

Notícias Mampei Funada

Que tal fazer da sua casa um aconchegante (e chique) jardim tropical? Existem diversas espécies de árvores de interiores que podem servir de elementos de decoração exuberantes. Conforme vão crescendo, seus galhos se encurvam, as folhas se dividem e abrem em flores, atuando como peças marcantes. Verdadeiras obras de arte acessíveis no preço, mas que exigem carinho e dedicação. Confira algumas inspirações e dicas de cuidados.

Urban Jungle – um novo conceito em décor.

A natureza traz um conforto sem igual para a nossa mente. O contato com o verde alivia o estresse e promove bem-estar, principalmente depois de um longo dia de trabalho. Foi pensando nisso que muitos decoradores resolveram apostar em uma nova tendência: a urban jungle, ou seja, no lugar de obras de arte, cultivar árvores de interiores. Porém, antes de transformar sua sala em uma floresta urbana, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. O vaso deve ficar em um lugar arejado e com bastante iluminação natural (cantos escuros não são ambientes apropriados). O teto deve ter uma altura suficiente para que elas possam crescer e se adaptarem ao local. E, por último, e não menos importante: algumas plantas podem ser perigosas para os pets. Converse com o veterinário sobre quais espécies não apresentam riscos à saúde dos cães, gatos e outros animais de estimação. Agora que você sabe dos cuidados, selecionamos algumas árvores de interiores que podem dar um efeito especial em seus ambientes, confira:

Árvore guarda-chuva (Schefflera amata).

A árvore guarda-chuva ou árvore-polvo, como também é denominada, é bastante versátil. Ela pode ser plantada no jardim externo ou pode ser transportada para o vaso, quando jovem, servindo como uma bela decoração de interiores. Apresenta um tronco ereto e pouco ramificado. As folhas são grandes, brilhantes, de cor verde escura e textura parecida com o couro. As flores surgem no final da primavera e início do verão e são vermelhas e lindas!!! Também é uma árvore que dá frutos, redondinhos e vermelhos contendo sementes com formato de rim.

Cuidados: deve ser posicionada em local bem iluminado, com sol da manhã ou da tarde e protegida de vento e ar-condicionado. Rega padrão.

Luca Elefante (Yucca elephantipes).

 A Luca Elefante é um arbusto muito decorativo, chegando a medir de 3 a 6 metros de altura. Seu tronco é ereto e bastante ramificado. Suas folhas apresentam pontas afiadas, verdes e brilhantes, de 25 a 40 cm de comprimento. Na primavera-verão surgem flores grandes e brancas.

Cuidados: precisa de muito sol. Regar apenas quando a terra estiver seca, uma vez que o excesso de água provoca o apodrecimento das raízes.

Pau-d´água (Dracaena fragrans).

O Pau d´água é um arbusto de 3-6 metros de altura. Suas folhas são grandes, brilhantes, de cores lisas ou variadas com listras e diferentes tonalidades de verde. As flores surgem em plantas maduras em inúmeras flores pequenas e perfumadas. Também dá frutos! São bagas lisas, alaranjadas a vermelhas, com várias sementes.

Cuidados: cultivada a meia sombra ou luz difusa. Precisa de solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável. As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Aprecia o calor e a umidade ambientais.

Citrus

E não é que é possível ter árvores frutíferas dentro de casa? As árvores de laranja ou de limão podem ser cultivadas em ambientes com bastante luz do sol, mas para obter os frutos, as flores precisam ser polinizadas. E sua sala de estar (ou mesmo no banheiro ou quarto de dormir) terá um aroma delicioso!

Cuidados: transplante sua árvore jovem para um vaso de no mínimo 20 litros de terra para que as raízes da planta possam se expandir. No fundo do vaso, faça uma camada de drenagem (use pedriscos e cacos de telhas ou tijolos, por exemplo) até uns 15 cm de altura.

Como você pode ver, o conceito de floresta urbana pode deixar sua casa muito bonita e acolhedora e uma forma de aderir à essa tendência é trazer árvores de grande porte para os ambientes internos, seja a sala de estar, escritório, banheiro ou dormitórios. Sua decoração ganha um upgrade e o bem-estar é imediato!







Leia também

Cenário positivo para compras de imóveis

28 | 11 | 2018

Notícias Mampei Funada

Smarthome: como deixar a sua casa mais funcional e econômica

18 | 09 | 2019

Notícias Mampei Funada

Animais em condomínio: como cuidar do seu pet

6 | 01 | 2021

Notícias Mampei Funada