voltar

Imóvel na planta: oportunidade em alta.

24 | 07 | 2020

Notícias Mampei Funada

Comprar uma casa é o sonho de 9 entre 10 brasileiros. Porém, muita gente tem dúvida entre comprar um imóvel pronto ou na planta.  Bom, se você está na fase de investir em sua casa própria, é bom lembrar que tudo na vida tem seus prós e contras. Para quem não tem pressa, a escolha mais inteligente seria a de comprar um apartamento na planta, uma vez que todos sabem que essa é maneira mais barata de comprar um imóvel. Por se tratar de um investimento que ainda está em projeto ou execução, o imóvel apresenta preços mais acessíveis e boas condições de pagamento. A negociação é feita geralmente com a incorporadora: primeiro você dá uma entrada, podendo diluir este valor nas prestações, durante a fase de execução do empreendimento. As prestações mensais são sempre baixas e sem juros. Além disso, pode usar o FGTS no financiamento do restante da dívida. Neste momento de pandemia, considerando que o valor da taxa da Selic atingiu o menor patamar da história, estando agora em 2. 25% ao ano, a hora de financiar uma casa ou um apartamento não poderia ser mais oportuno. Mas comprar um imóvel na planta, além de ser um negócio atrativo, em termos financeiros, traz muitas outras vantagens positivas. Confira a seguir:

O adeus ao aluguel

Muitas pessoas aproveitaram a queda nos juros durante a pandemia para realizar o sonho da casa própria e deixar o aluguel de vez. Segundo pesquisas, os preços praticados em aluguel nos meses de maio, junho e julho foram em média mais altos do que as parcelas de financiamento do imóvel próprio. Ou seja, vale mais a pena comprar um imóvel do que morar de aluguel.

Mais opções de escolha

Depois do item preço, o que mais chama a atenção na compra de um apartamento na planta é a opção de escolha. Como existem poucas unidades vendidas, há a possibilidade de você escolher o apartamento dos sonhos, no bairro que sempre quis, com a metragem que precisa, no andar que prefere, a vista que deseja da janela e ainda, se quer varanda e vaga de garagem. Também há a possibilidade de fazer pequenas alterações no projeto para que ele fique do seu jeito.

Planejamento da decoração

O tempo de construção pode ser uma ótima oportunidade para escolher os pisos e revestimentos da sua preferência, os armários e objetos de decoração, inclusive encontrando preços melhores. Assim você planeja o apartamento do seu jeito e de acordo com o seu bolso.

Infraestrutura novinha em folha

Por ser um empreendimento novo, as instalações hidráulica e elétrica têm tecnologia moderna. Além disso, os condomínios contam hoje em dia com área de lazer como piscinas, salão de festas e de jogos, academias, churrasqueiras e muitos outros itens para todas as idades e gostos.

Valorização do imóvel

Muita gente compra apartamento na planta para vendê-lo depois de pronto. Isso porque, comprando um imóvel hoje, as chaves só serão entregues daqui a aproximadamente 3 anos. Portanto, durante este período, o imóvel tenderá a se valorizar cada vez mais e, quando estiver pronto, o proprietário poderá ganhar dinheiro com ele. É um investimento muito lucrativo. E lembre-se: o bairro é um dos pontos importantes na questão valorização!

Piscina com borda infinita do Vivere Home

Amortização da dívida

Neste tempo que você está esperando o imóvel ficar pronto, você pode pagar, além das parcelas fixas, uma ou duas parcelas de maior valor a cada ano. É uma oportunidade de amortizar o saldo devedor e pagar menos juros de financiamento.

Recomendações úteis

Antes de optar pela compra do apartamento na planta, é preciso ter conhecimento do projeto. Estudar o memorial descritivo é o melhor caminho para não ter surpresas no final da construção. Converse com o corretor para ter acesso a todos os materiais de apoio e divulgação como fotos, vídeos, perspectivas e maquetes. Outro ponto importante é guardar esses documentos até a entrega do imóvel, uma vez que eles poderão servir de comparativos entre o que foi prometido e o que foi entregue.

Conheça a construtora

Para realizar uma compra com segurança, é muito importante conhecer a empresa com quem você está fechando negócio. Pesquise o histórico da construtora, a opinião e satisfação dos clientes, a qualidade das obras e o prazo de entrega. Também verifique as cláusulas do contrato, certificando-se de que ele contém garantias e proteções. Como, por exemplo, a instituição do Patrimônio de Afetação, que é a segregação patrimonial de bens do incorporador para uma atividade específica, com o intuito de assegurar a entrega das unidades em construção aos futuros adquirentes. Com esses dados à mão, você poderá seguir com as negociações de maneira mais tranquila.

Como você pode observar, comprar um imóvel na planta tem muitas vantagens, desde que você não tenha pressa de mudar, e preste atenção aos detalhes da negociação e ao histórico da empresa. Feito isso, basta aguardar a entrega das chaves com muita felicidade e emoção. Um grande abraço e até à próxima semana!








Leia também

5 motivos para comprar um imóvel na planta

7 | 05 | 2019

Notícias Mampei Funada

5 dicas para aproveitar melhor o Parque do Povo

26 | 01 | 2020

Notícias Mampei Funada

Residence & Resort: conheça esse estilo de moradia

22 | 10 | 2018

Notícias Mampei Funada